terça-feira, 4 de novembro de 2014

PRESÍDIO INAUGURA PONTO DE LEITURA


O Presídio Estadual de Bento Gonçalves inaugurou na tarde desta quinta-feira, 30 de outubro mais uma etapa do projeto Ponto de Leitura, denominado "Leitura para Todos", com recursos federais através do Ministério da Cultura. O evento reuniu autoridades municipais, integrantes do Conselho da Comunidade na Execução Penal (CCEP) e a direção da escola penitenciária.

O Ponto de Leitura foi instalado junto a sala da Biblioteca da casa prisional. O valor destinado aos investimentos em estrutura e aumento do acervo foi de R$ 20 mil, provenientes de convênio com o governo federal, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Um dos investimentos foi a aquisição de cerca de 500 novos livros, que se somam aos mais de 4 mil já existentes. Além da criação do Periódico do Reeducando "Novo Tempo", que funciona como um jornal informativo aos apenados e suas famílias, contendo informações e artigos realizados pelos próprios detentos. A iniciativa foi do CCEP, com o apoio dos apenados, agentes penitenciários e professores.

Diretora da Escola Penitenciária Isabel Kunzler
A diretora da escola penitenciária, Isabel Kunzler, comemorou a conquista. "Quem está aqui diariamente sabe a importância da leitura para os apenados", destacou. O presidente do CCEP, José Oro, acrescentou que sente orgulho em ver a sala com tantos exemplares. "Fomentar a leitura gera conhecimento e contribui muito para o dia-a-dia dos apenados", acredita. Oro diz, ainda, que o local está aberto para doações da comunidade.

O secretário municipal de Governo, Enio de Paris, que representou o prefeito Guilherme Pasin, parabenizou os envolvidos na ação. "É um espaço muito bonito, capaz de proporcionar cultura e bons momentos não só aos que aqui estão presos, mas também aos seus familiares. A administração pública se sente muito feliz com esta conquista", disse.

Além da inauguração do Ponto de Leitura, o evento contou também com a entrega de certificados aos apenados que realizaram o curso de Informática, além de presentear com livros dois alunos: um por ter sido aprovado no Enem, e o outro porter se destacado na escrita de poesias.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Cristiane Moro

Nenhum comentário:

Postar um comentário