sexta-feira, 22 de agosto de 2014

BIBLIOTECA PÚBLICA CASTRO ALVES HOMENAGEIA LEITORES MAIS ASSÍDUOS



A Biblioteca Pública Castro Alves comemorou nesta quarta-feira, 20 de agosto, 74 anos de atividades. Para festejar, a entidade apresenta uma programação especial até o próximo dia 29. O início das comemorações ocorreu na noite de aniversário, na sede da Biblioteca, em evento que contou com a presença de convidados, autoridades e imprensa. A recepção foi feita pelas figuras de Castro Alves (interpretado pelo comerciante Cassiano Grando) e sua esposa, a atriz portuguesa Eugênia da Câmara (interpretada pela coordenadora do espaço cultural, Eleonora Zorzi).  

O início foi marcado pelo sarau "Oh! Bendito o que semeia Livros... E manda o povo pensar!", mediado pelos escritores Gilmar Caio e Fabiane Sassi Caio, que foram patronos da Feira do Livro deste ano. Na sequência, foi realizada uma homenagem aos cinco leitores mais assíduos da Biblioteca nos anos de 2013 e 2014. Os vencedores, que levaram para casa um kit com livros de autores locais, foram: Maria Eduarda Zmijevski (Biblioteca Infantil); Henrique Salvati Gomes Pereira (Biblioteca para Jovens Leitores), Neuza Therezinha da Silva Girondi (Literatura Adulta), Saul Fracalossi (Leitor Mais Assíduo de Jornais) e Bianca da Silva (Usuária Mais Assídua do Telecentro).

"Estas pessoas são um grande exemplo para todos nós. Elas nos mostram que a leitura é o caminho para a transformação da sociedade, e que precisamos continuar investindo em espaços como estes [a Biblioteca], enaltecendo uma academia de cérebros", disse o prefeito Guilherme Pasin.


Ele destacou, ainda, a estrutura da atual sede da Biblioteca Pública e quanto isso influencia no fomento da leitura. "Finalmente, hoje temos uma casa bem localizada, totalmente acessível e com grande número de títulos, visitada por cerca de 24 mil pessoas anualmente. Não estou feliz, estou contente. Feliz eu estarei quando esse número for, pelo menos, a metade da população de Bento", salientou.


O secretário Municipal de Cultura, Jovino Nolasco de Souza, fez um agradecimento a todos aqueles que contribuíram na construção da história da Biblioteca. "Com esforço do poder público, da coordenação do espaço e da comunidade, hoje desenvolvemos ações culturais fantásticas", destacou.
A noite de comemorações encerrou com o show da dupla Kleiton & Kledir, realizado no anfiteatro da Fundação Casa das Artes.

Representando o poder público municipal, estiveram presentes ainda o vice-prefeito, Mário Gabardo, o secretário geral de Governo, Enio de Paris, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Neri Mazzochin, a secretária de Habitação e Assistência Social, Rosali Fornasier, a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Gustavo Sperotto, e o subprefeito do Vale dos Vinhedos, Volnei Cristofoli.

Ler para alimentar a alma

Em 1940, quando nascia a Biblioteca Pública, nascia também dona Neuza Therezinha da Silva Girondi, uma das leitoras homenageadas. A paixão pela leitura começou muito cedo e foi fomentada por diferentes espaços que abrigaram a Biblioteca Pública ao longo destes anos. Aos 74 anos, Neuza Therezinha tem a leitura como o maior prazer. Os registros não deixam dúvidas: desde 2002, ela já retirou mais de mil títulos. "A leitura é o maior alimento da alma. Este espaço me proporciona muitas emoções. Uma delas são as relações que construí ao longo destes anos", destacou.

Neuza Therezinha reconhece a evolução do espaço desde o início de sua fundação. "Hoje há um acervo de títulos muito maior e diversas ações culturais no espaço", observou.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário