segunda-feira, 20 de julho de 2015

Documentário sobre a Rede Pontos de Leitura de Bento Gonçalves é lançado




Aconteceu na sexta-feira, dia 17 de julho de 2015, na Fundação Casa das Artes o II Livro em Rede, com o tema “Você abraça quem?”. O evento faz parte da Rede Pontos de Leitura de Bento Gonçalves e contou com atividades literárias, durante a manhã e a tarde, com o escritor Carlos Neves, o Kalunga.


Além de promover a integração das entidades sede dos Pontos de Leitura, na noite do dia 17 de julho, foi lançado o documentário sobre a Rede. Produzido pela Produtora Walkman, o curta-metragem foi financiado com recursos do convênio como uma das ações conjuntas da Rede Pontos de Leitura.


O documentário retrata a importância das propostas culturais, sociais ou educacionais relacionadas ao fortalecimento, estímulo e fomento da leitura no município. Nessa perspectiva, Kalunga destacou que “As ações desenvolvidas por cada Ponto de Leitura permite o acesso ao livro e, dessa forma, cativa a criar o hábito da leitura. Por isso que a nossa preocupação, de escritores, pedagogos, professores e profissionais ligados a área da literatura,  é a de orientar que o ato da leitura seja efetivo, que dê resultados, que  não seja um ato puramente mecânico”.


Para o Secretário da Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Jovino Nolasco, enfatiza que “A rede local dos Pontos de Leitura é uma vitória da comunidade bentogonçalvense, pois estão espalhados em todos os focos da cidade: em bairros periféricos, em associações centrais, no interior, totalizando dez entidades que promovem a celebração da leitura e de seus benfícios. São ações como essa que crescem na alma de todos”.

Os Pontos de Leitura integrantes da Rede Pontos de Leitura de Bento Gonçalves são:
1 – Abraçaí – Ponto de Leitura “Biblioteca do Abraço”
2 – ADEF – Ponto de Leitura “ConTos”
3 – AIDD – Ponto de Leitura “AIDD”
4 – Associação Artista no Palco – Ponto de Leitura “Livros no Palco”
5 – Associação Conquistar – Ponto de Leitura “Autismo”
6 – Associação de Moradores do Ouro Verde – Ponto de Leitura “Novo Futuro”
7 – Associação Vale das Antas – Ponto de Leitura “Renascer”
8 – Círculo Operário de Bento Gonçalves – Ponto de Leitura “Círculo do Saber”
9 – Cons. Comum. Execução Penal  (Presídio) – “Leitura para Todos”
10 – Lar do Ancião – Ponto de Leitura “Leituras e Memória”

Nenhum comentário:

Postar um comentário