segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Ponto de Leitura “Livros e Memórias” é inaugurado no Lar do Ancião




Aconteceu na tarde de sexta-feira, 28, a inauguração do Ponto de Leitura do Lar do Ancião de Bento Gonçalves. Na solenidade de abertura estiveram presentes o Secretário da Cultura representando o Prefeito Municipal Guilherme Rech Pasin, Jovino Nolasco, a Secretária de Habitação e Assistência Social, Rosali Faccio Fornazier, a Secretária Adjunta de Educação, Fernanda Lodetti, a Diretora da Biblioteca Pública Castro Alves, Eleonora Zorzi, o Comandante do 6º Batalhão de Comunicações, Alexander Vicente Ferreira, a Diretora do Lar do Ancião, Lourdes de Souza e o jornalista e fotografo Fabiano Mazzotti, padrinho da biblioteca do Lar do Ancião “Leitura e Memórias”.

O Ponto de leitura é um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria da Cultura, no valor de R$ 20.000,00, para que sejam criadas bibliotecas comunitárias visando o desenvolvimento da leitura em diferentes espaços e diferentes público-leitores. Assim, há um plano de trabalho para equipar o local e/ou entidade que irá abrigar a mini-biblioteca e as ações a serem realizadas para a estimulação da leitura.



Dessa forma, no Lar do Ancião, além do acervo de livros e periódicos adquiridos, também está tendo Contação de Histórias para os idosos, pela professora Fabiane Rubini. “Os idosos prestam atenção e interagem com a história que está sendo narrada. Eles fazem uma conexão com as suas próprias vidas, relembrando fatos de seus passados e da vida em Bento Gonçalves. Essa atividade traz muitos benefícios para a saúde e para a memória. É qualidade de vida”, diz Lourdes de Souza.

Para Eleonora Zorzi, os Pontos de Leitura são “um exercício de cidadania. É um direito para que todos os públicos possam ter acesso a bens culturais e, consequentemente, ter uma vida cultural ativa".



O Secretário da Cultura, Jovino Nolasco, em seu discurso exaltou a importância do livro e da leitura em qualquer idade: “O livro nos faz aprender, sonhar, viajar, escrever e pensar melhor. Essa procura pelo conhecimento e pela cultura amplia nossos horizontes e nos transforma perante a nossa realidade e a realidade que nos cerca, criando um vínculo eterno de sabedorias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário