terça-feira, 22 de outubro de 2013

Alice Munro não poderá ir receber o Nobel da Literatura em Estocolmo por razões de saúde



A ficcionista canadiana Alice Munro está com a saúde demasiado debilitada para ir receber em Dezembro o Prémio Nobel da Literatura em Estocolmo, Suécia.
 
“A sua saúde não está suficientemente boa”, escreveu no seu blogue o secretário da Academia Sueca, Peter Englund. “Todos os interessados, incluindo Alice Munro, o lamentam, mas não há nada a fazer em casos destes. Ainda não sabemos como vai ser feito o discurso de agradecimento na cerimónia e quem será a pessoa que virá receber o prémio em nome da escritora”, acrescentou.
 
Aos 82 anos, a escritora canadiana preveniu a Academia Sueca de que não irá atravessar o Atlântico no dia em que lhe disseram que lhe tinha sido atribuído o Prémio Nobel, a 10 de Outubro. “Sou uma senhora de idade, e a minha saúde é frágil”, disse a escritora, revelou Peter Englund.
 
Dois dos mais recentes laureados com o Nobel da Literatura, a austríaca Elfriede Jelinek (em 2004) e a britânica Doris Lessing (em 2008), também não estiveram na cerimónia e renunciaram fazer a viagem pelas mesmas razões. Nestes casos o Prémio e a medalha foram entregues à embaixada sueca dos seus países.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário