quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Biblioteca Pública recebe doações de livros do Banrisul


Diretora da Biblioteca Pública Castro Alves, Eleonora Zorzi e o gerente do Banrisul Heitor Carlos Rossato


A existência do dia do livro busca lembrar seu papel de ampliar o horizonte da compreensão e análise do mundo, de desenvolver a imaginação e fazer conexões que rompem com as fronteiras humanas do espaço e do tempo. No Brasil, o dia do livro é comemorado no dia 29 de outubro, data que é uma homenagem à Real Biblioteca que ocorreu por decreto do Príncipe Regente, em 1810.
 
A partir dessa data, o livro tornou-se um patrimônio cultural da nação brasileira que, por sua vez, precisou realizar ações necessárias para a democratização do acesso à leitura. E nessa perspectiva, o Banrisul promoveu uma campanha de doação de livros durante a 30ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. O gerente Heitor Carlos Rossato ressalta que “A intenção foi de conscientização das pessoas de que aqueles livros que não gostam, outras pessoas possam gostar. Assim, essa ação cultural pode oportunizar mais um canal de acesso à leitura.”

Os livros arrecadados foram doados para a Biblioteca Pública Castro Alves no dia 29 de outubro de 2015, onde integram o acervo da instituição: “Os títulos que não tínhamos foram para o empréstimo e os repetidos estão no Leitura em Movimento”, diz a diretora Eleonora Zorzi.


A Biblioteca Pública Castro Alves tem 75 anos, possuí um acervo de 33 mil obras e cerca de 9 mil leitores cadastrados. Sendo que somente neste ano foram adquiridos aproximadamente 300 livros. A Biblioteca, além de disponibilizar obras para leitura e pesquisa procura estimular a leitura através de ações como por exemplo: a  contação de histórias para crianças; o projeto troca-troca de livros (Leitura em Movimento); a disponibilidade de livros nas unidades básicas de saúde e participação na organização da Feira do Livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário