segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Programação de 74 anos da Biblioteca Pública Castro Alves


Neste ano, a Biblioteca Pública Castro Alves faz de 74 anos de história. Patrimônio da comunidade de Bento Gonçalves, a entidade está realizando uma programação comemorativa para celebrar a data.

Inaugurada no dia 20 de agosto de 1940, a entidade foi instalada inicialmente na Av. Marechal Deodoro e, posteriormente, passou a funcionar no prédio da Prefeitura Municipal. De 1977 a 2014 teve diferentes locais no centro da cidade e, atualmente, está atendendo o público na Rua Barão do Rio Branco, 123, no centro da cidade.


A Biblioteca conta com um acervo de 32.000 livros e títulos de periódicos, telecentro com 10 computadores, com acesso gratuito à internet, além de Biblioteca Infantil. Também promove ações voltadas para o incentivo à leitura com oficinas e sessões de contações de histórias valorizando o acesso a bens culturais.

Dia 20 de agosto  (quarta-feira):
 19h - Sarau de aniversário -  Tema “Oh! Bendito o que semeia Livros... E manda o povo pensar! “, com a mediação dos escritores  Gilmar Caio e Fabiane Sassi Caio.
- Distinção aos 05 leitores mais assíduos da Biblioteca em 2013/2014.
- Abertura do Espaço Permanente do Projeto Leitura em Movimento – troca-troca de livros.



20h30min – Show com Kleiton e Kledir, na Fundação Casa das Artes – ingressos antecipados (R$ 40,00  e R$ 20,00 (estudantes e idosos) na Biblioteca Pública.

Dia 21 de agosto (quinta-feira):
19h30min- Contação da História “O pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupery, com a escritora Fabiane Sassi Caio, para alunos da EJA da EMEF Maria Benini.

Dia 22 de agosto (sexta-feira):
9h às 16h – Encontro Regional de Bibliotecas Públicas,  com o apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, que pretende reunir representantes de 32 municípios da Serra Gaúcha.
Programação prevista:
9h- Recepção e abertura do encontro
9h30min – Palestra com a Bibliotecária Rosana Vasques, coordenadora do SEBP – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas
11h - Visita às instalações da Biblioteca Pública
11h30min às  13h30min – Intervalo
14h às 16h – Oficina com o escritor Uili Bergamin – Tema: Mediação de Leitura.

Dia 25 de agosto (segunda-feira):
13h30min às 16h – Encontro com as auxiliares de Biblioteca das escolas municipais – Oficina “Acesso a livros e periódicos virtuais”, com a bibliotecária Fabiane Mazzarollo.

Dia 26 de agosto (terça-feira):
18h – Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Dia 28 de agosto (quinta-feira):
13h30min às 16h - Encontro dos Pontos de Leitura de Bento Gonçalves - Oficina “Tecendo a Rede de Pontos de Leitura”, com a bibliotecária Eunice Pigozzo. Participarão desta  programação representantes dos 09 Pontos de Leitura do município.  Esta atividade faz parte das ações obrigatórias do Prêmio Mais Cultura de Pontos de Leitura de Bento Gonçalves.

Dia 29 de agosto (sexta-feira)
14h – Projeto Práticas Leitoras – Grupo de Diabéticos e Hipertensos da Unidade Central de Saúde – Contação da História “Genoveva e Bartoldo”, com o escritor Gilmar Caio.

-26 a 29 de agosto de 2014
Sessões especiais de contação de histórias para escolas infantis  – História: O coelhinho insone, de Carol Roth 


 BIBLIOTECA PÚBLICA CASTRO ALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário