quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Morre Canini, o ilustrador que abrasileirou Zé Carioca

   Gigante nacional do quadrinho e referência para muitos ilustradores de hoje, Renato Canini morreu na noite de ontem, em Pelotas, no sul do Estado. Tinha 77 anos e sofreu um mal súbito, decorrente de problema cardíaco.
  O quadrinista, ilustrador e cartunista se tornou célebre por nacionalizar Zé Carioca, o papagaio da Disney em publicações da Editora Abril.
  Nascido em Paraí, em 1936, Canini cresceu em Barril (hoje Frederico Westphalen). Aos 10 anos, foi morar em Garibaldi e lá descobriu o cinema e os gibis: O Guri, Lobinho, Vida Infantil... Divertia-se rabiscando nas calçadas da cidade. Sua trajetória  profissional começou em 1957, na revista Cacique, editada em Porto Alegre. Como ilustrador, colaborou com charges para Correio do Povo, Pasquim, Mad e outras publicações. Trabalhou na revista Recreio, da Editora Abril. Nos anos 1970, assumiu a revista de Zé Carioca , na fase considerada seminal para a transformação do papagaio em um personagem genuinamente brasileiro. Canini fazia questão de situar cenas em favelas brasileiras, o que desagradava os editores americanos.
- É uma ironia , porque fui dispensado pelos americanos depois de desenhar o Zé Carioca durante seis anos, de 1971 a 1977. Eles eram contra eu botar muita favela. Não entendem o Terceiro Mundo. Também não gostavam dos coadjuvantes que eu inventava, uns negrinhos - recordou Canini, em entrevista concedida à ZH em 2005.
   Criou também Kactus Kid, sátira aos caubóis do faroeste, e um personagem cabra da peste, o cangaceiro Zé Candango. Dois personagens de Canini sintetizam a alternância entre os públicos com quem o desenhista dialogava: o indiozinho Tibica, nascido em 1978, falava para os pequenos de temas como ecologia, enquanto o Dr. Fraud, surgido na revista Patota, fazia graça adulta analisando personagens dos quadrinhos, do cinema, da política e da vida brasileira. Na década passada, foi homenageado pela Editora Abril. Seu último livro foi Pago Pra Ver, uma reunião de cartuns, desenhos e ilustrações com temática campeira lançada no ano passado.
  
Fonte: Zero Hora 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário