segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Congresso Brasileiro de Poesia inicia hoje em Bento

A XXI edição do Congresso Brasileiro de Poesia inicia nesta segunda-feira (30/09) em Bento Gonçalves. A abertura oficial acontece às 17h no Salão Nobre do Palácio Municipal. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e é uma realização do Proyecto Cultural Sur Brasil. O Congresso vai até o dia 5 de outubro de 2013 com uma programação variada incluindo o XXI Encontro Latino-Americano de Casas de Poetas e XVIII Mostra Internacional de Poesia Visual.
 

A escritora Marina Colasanti é a grande homenageada desta XXI edição do Congresso Brasileiro de Poesia. Ela fará palestra nesta segunda-feira, na Fundação Casa das Artes, às 19h50min, tendo como mediador Toninho Vaz. Na abertura também haverá o show 'Solar da Fossa', com Toninho Vaz, Guarabyra e Fábio Santini.
A programação oficial do XXI edição do Congresso Brasileiro de Poesia está disponível no site http://poebrasoficial.blogspot.com.br/ e http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/a-cidade/feiras-e-eventos/xxi-congresso-brasileiro-de-poesia-1

 
Marina Colasanti

 
Marina Colasanti nasceu em Asmara, 26 de setembro de 1937 é uma escritora e jornalista ítalo-brasileira nascida na então colônia italiana da Eritreia. Viveu sua infância na Líbia e então voltou à Itália onde viveu onze anos. Emigram para o Brasil em 1948 com a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
  
No Brasil estudou Belas-Artes e trabalhou como jornalista, tendo ainda traduzido importantes textos da Literatura italiana. Como escritora, publicou 33 livros, entre contos, poesia, prosa, literatura infantil e infanto-juvenil. Seu primeiro livro foi lançado em 1968 e se chama Eu sozinha.
 
 
Seu livro de contos "Uma ideia toda azul" recebeu o prêmio O Melhor para o Jovem, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. É casada com o também escritor Affonso Romano de Sant'Anna, e irmã do ator Arduíno Colassanti.
 
 
Em 2010, recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro Passageira em trânsito.
 
Bibliografia sobre a autora: COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira, 1882/1982. São Paulo: Quíron, 1983. p.661-667. CUNHA, Fausto. Sair da Floresta. In: Colasanti, Marina. Nada na manga. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1973. p.11-13.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário