quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Para conhecimento do leitor

   História de Gil é contada com parcialidade e sem polêmica
   Livro sintetiza trajetória do músico, mas omite passagens importantes

  O livro " Gilberto Bem de Perto" relata várias entrevistas de Gil, sua passagem no Ministério da Cultura. A relação do cantor com Flora, sua atual mulher, além de empresária.
A biografia se inicia na sertaneja Ituaçu, onde ele, nascido em Salvador, passou seus primeiros nove anos num ambiente de classe média, em família de pai médico - mas de bisvô escravo.  
   É curioso ler na biografia que o exímio violonista só empunhou o instrumento aos 17 anos, após ouvir João Gilberto cantando "Chega de Saudade".
Antes só tocara acordeom. 
    Tamanha musicalidade foi decisiva para que ele interrompesse o percurso para se tornar executivo da Gessy Lever, administrador de empresas formado que era, e abraçasse a carreira artística.
   Essa decisão, tomada em 1965, já foi influenciada por Caetano Veloso, a quem ele conhecera três anos antes.
"Caetano é o irmão que não tive. A vida me deu ele de presente. Se não fosse po ele, eu provavelmente não teria tido as responsabilidades que tive em relação à música", disse Gil.
   Há outros momentos especiais do livro, como a história por trás de "Aquele Abraço", que Gil vê como uma música de Quarta-Feira de Cinzas e cuja interpretação por parte das pessoas, à época, de que era uma canção feliz em plena ditadura militar o fez, do exílio em Londres, escrever uma raivosa carta recusando o prêmio Golfinho de Ouro. 
Estas e outras histórias você encontra nas melhores livrarias. 

Gilberto Bem de Perto.
Autores Gilberto Gil e Regina Zappa
Editora Nova Fronteira
Quanto R$ 59,90 (400 págs)
Avaliação bom


Fonte: Folha de São Paulo

Esta obra é um lançamento ainda não disponível no acervo da biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário