quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Biblioteca Castro Alves um centro de informação e leitura 

        A Biblioteca Pública Castro Alves gradativamente tem procurado evoluir na perspectiva de tornar-se um centro de informação, leitura, convivência e promoção de atividades culturais e fomentador de leitores. Atenta as mudanças decorrentes das novas Tecnologias da informação e da Comunicação, funciona junto a Biblioteca um Tele Centro Municipal disponibilizando computadores e acesso a internet gratuíto, tendo 6.300 pessoas comparecido ao mesmo.
       Assim como, diante da mudança quanto ao motivo principal da freqüência na Biblioteca investiu na aquisição de 284 livros de leitura, e obtenção de 1.285 obras em sua maioria doadas pela Biblioteca Nacional. A ênfase na aquisição de livros de leitura deve-se ao fato de que atualmente somente 10% dos freqüentadores da Biblioteca vão a mesma para fazer pesquisa. 
        Em contrapartida verifica-se um expressivo número de empréstimos de livros. Somente este ano entre os meses de janeiro a novembro foram emprestados 31.046 livros, o que significa uma média de 116 obras ao dia de funcionamento da biblioteca. 
       A fim de estimular a formação de mais leitores durante o ano desenvolveram-se nas dependências da Biblioteca o projeto “Contação de história” destinado as escolas infantis. Projeto esse que teve a presença de 1.515 crianças. Também durante o Congresso Brasileiro de Poesia realizou-se o projeto “Uma idéia tece a outra”, o qual promoveu debates entre autores e estudantes do ensino médio. Além disso, a partir de convênio com o Governo Federal foram implantados três Pontos de Leitura. Assim como, em convênio com o Ministério da Cultura, esta sendo realizando o curso de formação dos futuros agentes de leitura cuja incumbência é contribuir com a formação de novos leitores. Esse conjunto de atividades desenvolvidas na Biblioteca visa ampliar o número de leitores.
        É em meio a esta realidade que nesses onze meses de 2012 estiveram na Biblioteca 16.681 pessoas vindas dos mais diferentes bairros em razão da localização central, e mais aqueles que frequentaram o Tele Centro. Afinal, a Biblioteca Pública exerce um papel social de possibilitar a população bentogonçalvense o acesso à informação e leitura, elementos indispensáveis na sociedade da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário