sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Poetas de origem Portuguesa no “Uma ideia tece a outra”

Os poetas Laureano Soares, Antônio Soares, Marilú Duarte e a Diretora da Biblioteca Sandra Zeni, e o escritor Odone Neves com os estudantes do IFRs.
 
Na manhã de primavera dessa sexta-feira dia 28, os Poetas Antônio Soares e Laureano Soares, ambos de origem portuguesa, mas radicados respectivamente em Porto Alegre e no Quebec, estiveram conversando e respondendo perguntas dos estudantes do terceiro ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, acompanhados do professor Homero Bergamschi Dutra. O projeto Uma ideia tece a outra desse dia contou ainda com a participação da poetisa Marilú Duarte que leu um poema do livro Nasce um poema e o professor Odone Antônio Silveira Neves autor do livro “A representação do escrito em o Resto é silêncio, de Érico Veríssimo”. Em sua fala, Antônio e Laureano contaram sua trajetória e dos poetas populares portugueses que influenciaram no gosto pela poesia. Na oportunidade Antônio Soares destacou que o poema deve ser criativo, enquanto que Laureano Soares falou da influência dos clássicos franceses no rigor de sua escrita.

Uma Ideia Tece a outra com Colmar Duarte 

 O poeta Uruguaianense esteve na Biblioteca Pública Castro Alves, neste dia 27, falando para estudantes do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles de sua trajetória poética. Colmar Duarte, que foi Patrono da 26ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, leu diversos poemas que retratam a vida do homem do campo, mais especificamente da realidade do peão, lida essa que bem conhece. Colmar é reconhecido pela sua contribuição com a cultura Riograndense através de suas poesias bem como pelo fato de ser um dos criadores do Festival Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.  
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário