terça-feira, 28 de agosto de 2012

Biblioteca comemora 72 anos


Biblioteca Pública Castro Alves comemora 72 anos

No dia 30 de agosto, quinta feira, acontecerá um Sarau em comemoração aos 72 anos da Biblioteca Pública Castro Alves. A atividade inicia às 19 horas, e contará com a presença de escritores bento-gonçalvenses que poderão recitar poesias ou ler trechos de seus textos, acompanhados da performance do  ator Roger Castro e do músico Júnior Mineiro. Participe também dessa atividade, basta comparecer na nossa sede que fica na rua Ramiro Barcelos, 600, Centro.

Breve contextualização do ano em que tudo começou
A Biblioteca Pública foi criada através do decreto municipal nº 16, de 20 de agosto de 1940 pelo então prefeito nomeado, Dr. João Almeida Dentice. Este ato não foi algo efetuado de maneira isolada, pois diversos municípios nesse período tomaram medida semelhante possivelmente enquanto parte do processo de transição e consolidação de uma economia urbano-industrial iniciada pelo movimento de 1930, no país. Uma contraprova histórica das transformações em curso no Brasil e com reflexos em Bento Gonçalves é o decreto de maio de 1940 que institui no Brasil pela primeira vez o Salário Mínimo, ou o decreto que conferiu férias anuais aos professores municipais de Bento Gonçalves entre os dias 16 e 30 de junho, ou a expansão da rede elétrica para diversos locais de Bento Gonçalves contribuindo para fomentar a infra-estrutura necessária a industrialização, ou ainda o surgimento do Colégio Nossa Senhora Aparecida a fim de formar e qualificar os jovens bento-gonçalvenses.

A Biblioteca Atualmente
A Biblioteca pública Castro Alves atualmente possui um acervo de 39.435 exemplares. De acordo com a coordenadora Sandra Maria Zeni: “Existem cadastrados  8.470 usuários para retirada de livros, evidenciando uma alteração no perfil dos freqüentadores da Biblioteca, na medida que no passado a mesma era mais utilizada para pesquisa pelos estudantes.”. Segundo Sandra, é possível que em um futuro bem próximo a Biblioteca pública terá pela primeira vez  seu espaço próprio com a construção do Espaço Mais Cultura, que será na praça Centenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário