segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A fotografia como ferramenta de leitura





Aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 25 de setembro de 2015, no auditório do Sesc, o encontro do jornalista e fotógrafo Fabiano Mazzotti com os auxiliares de biblioteca de escolas de Bento Gonçalves.

 Os auxiliares de bibliotecas são mediadores entre os livros e os leitores, os professores e os alunos, sempre incentivando o hábito da leitura, o exercício da imaginação e o desenvolvimento da crítica de quem lê. Porém, o encontro com Mazzotti teve o intuito de trazer um novo instrumento para a experiência da leitura: a fotografia.

Uma fotografia, linguagem não verbal, pode evocar muitas percepções, sensações e sentimentos, aguçando nossa sensibilidade e nossa razão. Nesse sentido, Mazzotti explanou sobre o seu trabalho de fotógrafo e do poder que uma imagem pode causar impacto e trazer novos olhares e/ou interpretações sobre o ser humano e a realidade que o cerca.

Mazzotti editou três livros de fotografia: Bento Gonçalves em Foto Poesia (2010), Amém, Bento Gonçalves (2012) de cunho histórico-religoso, Amém e Amazônia – Estradas d’água (2013).

Assim, os auxiliares de bibliotecas puderam entrar em contato com o universo da fotografia e ver a possibilidade de explorar outro viés para o incentivo da leitura, criando novas formas de despertar o gosto pela mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário