quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Roni Dall'Igna é o patrono da Feira do Livro 2015






Com o tema "Primavera das Palavras", a Feira do Livro de Bento Gonçalves divulgou ontem, 26 o patrono da 30ª edição. O contemplado da vez é Roni Dall'Igna, com nome anunciado pelo prefeito Guilherme Pasin em evento de lançamento da Feira, realizado na Fundação Casa das Artes.

Roni Dall'Igna nasceu em Guaporé em 1950. Ainda menino, mudou-se para Bento Gonçalves, onde cursou Letras. Hoje, atua como professor, poeta e escritor. Dentre suas publicações, estão Reserva Especial (1985), O contador de Histórias (1986), Ave Poeta, Poesia, Palavras (1987) e Reserva Especial II (2003). Em parceria com Asir Beltran, escreveu também I Nostri Proverbi (1989) e I Nostri Proverbi II (2000).


O prefeito destacou que a escolha foi criteriosa e de muito sucesso. "Seu carinho pela literatura surgiu ainda na infância e rendeu grande frutos, com grandiosas obras." Sobre a edição, disse que "essa deverá ser a melhor de todas as anteriores, que é o que buscamos ano a ano."


O secretário municipal de Cultura, Jovino Nolasco, explica que a escolha vem de encontro ao desejo dos organizadores da Feira. "Desde que assumimos a administração, temos como foco a valorização dos artistas locais, porque sabemos do potencial das pessoas daqui", justificou. Além do nome do patrono, e evento anunciou também o nome de Christina Dias como escritora homenageada.

A arte gráfica da edição, desenvolvida por Rafael Frozi, também foi apresentada ao público. "A proposta é dar significado ao local onde a feira é realizada, com muita vida nas cores e nas formas", explicou ele. Para Pasin, a criação "retrata a beleza da estação e o carinho dos bento-gonçalvenses com o coração da cidade, a nossa querida Via Del Vino."

A 30º Feira do Livro de Bento Gonçalves é uma promoção da Biblioteca Pública Castro Alves, Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), Fundação Casa das Artes e Sistema Fecomércio/SESC-RS. As atrações incluem o Projeto Encontro com Escritor, Intervenções cênicas, palestras com escritores, shows acústicos e oficinas. A programação completa será divulgada em breve.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Emanuele Nicola

Nenhum comentário:

Postar um comentário