quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dica de leitura para as crianças.


Ana Maria Machado
 
  Carioca, começou a escrever para crianças em 1969. As histórias incluídas na Coleção Batutinha estão entre as primeiras que ela escreveu e também entre as que provocaram uma verdadeira revolução na literatura brasileira para crianças nos anos dee 1970 e 1980.
  A obra de Ana já foi publicada em mais de dezessete países e já recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior - incluindo o prestigioso Prêmio Casa de Las Americas, uma Menção Honrosa do Americas' Award nos Estados Unidos, o Prêmio APPLE na Suiça, o Prêmio Cocori na Costa Rica, e outros, na Venezuela, Colômbia e Argentina.
     Ana Maria recebeu, em 2000, o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infantil e Juvenil. Em 2003 foi eleita para a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras.
  E ela também recebeu uma homenagem especial, o "Life Achievement Award", na décima edição do Brazilian Press Award,  um prêmio dado pela comunidade brasileira aos brasileiros cujo trabalho se destaca no exterior.
  Em 2010, recebeu, na Holanda, o prêmio Príncipe Claus pela sua "literatura notável e sua capacidade de abrir fronteiras da realidade para jovens e comunicar valores humanos essenciais a mentes e corações". 
  Ilustrado por Ellen Pestili, que além de muito criativa, escritora, é também veterinária.

* Este livro está disponível no acervo da Biblioteca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário