sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pensando Grande

Cerimônia de lançamento apresentou o patrono Gabriel, O Pensador

Com grande expectativa, foi lançada na noite desta quarta-feira, 18, na Casa das Artes, a 27ª Feira do Livro, com o tema Literatura & Cinema, que já ultrapassa fronteiras desde o anúncio do patrono de 2012. Gabriel, O Pensador recebeu o honroso cargo ocupado por Colmar Duarte, na noite em que ambos, marcaram presença na cerimônia de lançamento. Duarte agradeceu a acolhida dos bento-gonçalvenses em 2011 e entregou o posto enfatizando a visão ampla da atual administração em trazer o jovem músico e escritor, que ficou lisonjeado com o convite. “Quero agradecer a prefeitura por pensar grande e por fazer as coisas acontecerem, pois dá trabalho e isso é uma coisa louvável”, destacou Gabriel, que ficou encantado com o nível das apresentações artísticas do lançamento, no palco do anfiteatro. No seu discurso, o artista afirmou que já se sente envolvido pelo clima do evento e pela hospitalidade dos bento-gonçalvenses. “Vou sair daqui inspirado e espero que eu consiga com minha presença inspirar os visitantes da feira, para se expressarem cada vez mais”, salientou. Gabriel, que é filho de pai gaúcho, encerrou com versos da canção Guri, do compositor César Passarinho. “Pra que a filha do seu Bento saiba que ela é meu bem querer; E se não for por escrito eu não me animo a dizer”, disse ele, que se revela um tímido assumido.

O prefeito Roberto Lunelli, idealizador da vinda do artista, fez questão de justificar o investimento na feira pensando na divulgação da cidade para todo o país. O convite para o novo patrono partiu de um bate-papo no Soccerex, evento a qual Bento Gonçalves participou no Rio de Janeiro. “O projeto de trazer o Gabriel vai muito além da feira do livro”, reforçou Lunelli. Segundo o prefeito, a principal intenção é incentivar os jovens a se interessar pela literatura, além de apostar na parceira com o músico e escritor para projetos em esportes, onde desenvolve o Pensado Futebol, que investe em jovens atletas. E de quebra, tornar Gabriel, O Pensador um porta-voz da campanha Copa 2014, a qual Bento é candidata a receber uma seleção. Conforme a secretária da educação Rita de Cássia dos Santos, também presente no evento, a legislação federal e municipal exige que os gestores atinjam os índices do orçamento. “Nossa administração supera e muito estes índices, sendo reconhecido como o município do Estado que mais investe em educação”, ressaltou ela.

O novo patrono da feira irá ficar quatro dias em Bento, fará palestras em escolas, sessão de autógrafos do livro Rorbeto (vencedor do Prêmio Jabuti em 2006) - o qual a prefeitura adquiriu dois mil exemplares -, além do show gratuito de encerramento, na praça Centenário.

Duas artes

A 27ª Feira do Livro, que leva o tema Literatura & Cinema, chega para fazer jus ao atual cenário da região, que une as duas artes. O coordenador da feira Pedro Júnior da Fontoura fez a apresentação do evento, destacando o fato de muitos livros gaúchos pararem na tela do cinema. Ele citou obras como O Tempo e o Vento, O Quatrilho, e o mais recente filme do ex-patrono da feira Tabajara Ruas, Os Senhores da Guerra, que teve cenas filmadas nesta semana em Bento Gonçalves. O tema também tem relação com a recém inaugurada Sala Pública de Cinema da Casa das Artes, que também realiza projetos de audiovisual, a Oficina de Cinema e o projeto Museu Digital, que também estará presente com um espaço na feira. Pedro Júnior elencou todos o escritores participantes, atividades, espaços, e as 21 livrarias que estarão presentes na feira, que acontece de 9 a 20 de maio, na praça Centenário. O coordenador vibrou com a ousadia de poder trazer Gabriel, O Pensador, para atrair cada vez mais jovens para a literatura além de projetar a feira para o Brasil. “A nossa feira é uma das mais comentadas do Estado e agora ganha mais visibilidade ao trazer o Gabriel”, destacou. Aliás, Gabriel, além de escrever, também faz trabalhos e trilhas para o cinema. Pedro Júnior convidou o público para não só participar da feira, mas para fazer parte do processo educativo e cultural da cidade. “A intenção é que vocês sejam os protagonistas da feira”, frisou o coordenador.

A 27ª Feira do Livro de Bento Gonçalves é uma realização da Biblioteca Pública Castro Alves, Secretaria da Cultura, Secretaria da Educação, Prefeitura, Museu do Imigrante e Fundação Casa das Artes.


Os Espetáculos

A pré-estreia contou com personagens clássicos da telona: Charlin Chaplin, Marlin Monroe, Zorro, Cleópatra e James Dean, que interagiram com os convidados, além do espetáculo do uruguaio Luis dos Santos, que tocou harpa e bandoleon no hall de entrada. O evento contou com as apresentações da peça O Incidente, do grupo teatral Máscara de Cruz Alta, baseada na obra Incidente em Antares, de Érico Veríssimo; e com as apresentações de dança dos grupos locais Fusion, Nestpanos, Aplauso e alunas da Escola Landell de Moura. E foi uma noite de surpresas. Gabriel até convidou a dançarina solista Tati, de um dos grupos de dança, para gravar uma cena de seu novo clipe. E no final, filmou com seu celular a performance do repentista de ocasião, o Seu Amélio, calceteiro da prefeitura, que improvisou versos para os patronos. Logo mais, no Facebook, Gabriel postou o seguinte: “Ao fim da noite, um bom improviso do calceteiro trovador da cidade, o Sr. Amélio, que constrói tão bem as ruas com seus paralelepípedos quanto os versos com suas rimas feitas na hora. Me fez lembrar que todos os versos são ruas, estradas, pontes, caminhos... cheios de buracos e curvas. Boa noite.”

            Escritores confirmados: Caio Ritter, Cíntia Moscovich, Jorge Braga, Chistina Dias, Hermes Bernardi Jr., Paulo Bocca, Marcelo Spalding, Celso Sisto, Léia Cassol, Marô Barbieri, Helô Bacichette, Alexandre Brito, Walmor Santos, Mario Pirata, Sergio Napp, Uili Bergamin, Tabajara Ruas, José Clemente Pozenato, Gabriel, O Pensador, Izabel Bellini Zielinski, Carlos Omar Villela Gomes, Pirisca Grecco, Adeilson Salles, Charles Kiefer, Debora Jardin, Maria Cristina Dornelles Trois, Susana Peres, Edgardo Muscarelli, Fernando Saldanha e Rosane Castro.  

Livrarias presentes:
1 . Aquarela Livraria e Papelaria LTDA – BG
2. Beto dos Livros – Caxias do Sul
3. Conceitual Idéias & Livros – POA
4. Confraria das Letras - Veranópolis
5. CORAG - POA
6. Editora e Livraria  Correa LTDA - Caxias Sul
7. Editora Vozes - POA
8. Fogaça Livraria - Caxias do Sul
9. Livraria  A Melhor Notícia – BG
10. Livraria Bilhalva – BG
11. Livraria Do arco da velha - Caxias do Sul
12. Livraria do Maneco LTDA – BG
13. Livraria Espírita Allan Kardec – BG
14. Livraria Espírita Cacique de Barros - BG
15. Livraria Momento Cultural – POA
16. Noble Book – São Leopoldo
17. Livraria Papion - BG
18. Paulus Livraria – Caxias do Sul
19. Recanto das Letras – POA
20. RL Comércio de Livros – POA
21. Leitura em Movimento – Troca de Livros - BG

Serviço:
O que: 27ª Feira do Livro de Bento Gonçalves
Quando: de 9 a 20 de maio de 2012
Onde: Praça Centenário
Mais informações: (54) 3452.5344 e no blog www.bibliobento.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário